O que é desmoldante?

O desmoldante é um produto líquido utilizado para desmoldar peças de concreto em fôrmas de metal, madeira e plástico, com maior facilidade e eficiência.

No início da utilização de desmoldante, por volta de 1950, ele era fabricado majoritariamente com base mineral, que hoje sabe-se que é prejudicial à saúde dos colaboradores que manipulam este produto. Além disso, gera uma agressão ao meio ambiente relacionada com a exploração, produção e descarte incorreto.

Com o passar dos anos, a preocupação com o bem-estar dos colaboradores e as legislações ambientais se tornaram mais rigorosas, promovendo a sustentabilidade, proporcionando o ganho de espaço do desmoldante de base vegetal no mercado, que é uma opção até mais econômica devido a menor quantidade necessária para aplicação do que os desmoldantes com base mineral.

Há diversos tipos de desmoldantes, que são subdivididos de acordo com as matérias-primas utilizadas, por exemplo a base de solvente, óleos vegetais, óleo mineral, parafina, entre outras. É necessário que seja avaliado qual o melhor tipo de desmoldante a ser utilizado, analisando para qual fôrma se destina.

Alguns locais utilizam óleo diesel como desmoldante, porém isso não é aconselhável, pois ele é regulamentado como combustível e, apesar de funcionar razoavelmente, durante a desmoldagem, ele pode manchar as peças de concreto. Os principais agravantes deste composto envolvem os malefícios à saúde do trabalhador, que podem gerar processos trabalhistas, e danos ao meio ambiente, por isso, não deve ser utilizado como desmoldante na construção civil.

‍‍ Existe também os desmoldantes de base solvente que são feitos a partir de uma mistura de solventes, óleos vegetais e ceras, mas é preciso aguardar um tempo para concretagem. Depois da evaporação, há a formação da camada que proporciona o desmolde, o bom acabamento e reduz a formação de bolhas. Uma desvantagem, além do tempo de espera, é que este tipo de desmoldante é inflamável.

Já os desmoldantes em emulsão precisam ser diluídos em água antes de serem aplicados, eles precisam ser pulverizados e demoram mais para secar pois é preciso esperar a água evaporar. É um produto mais econômico por poder ser diluído e também não oferece riscos à saúde.

Os desmoldantes à base vegetal são muito utilizados pela indústria de peças de concreto, por serem mais ecológicos, eles vêm substituindo o uso de óleo mineral e não contém solventes. Este tipo de desmoldante não oferece risco à saúde dos manipuladores e ao meio ambiente.

Devido a características físico-químicas, o desmolde é feito de forma fácil e econômica, além de garantir boa produtividade. A baixa viscosidade do produto permite uma boa aspersão sobre as peças formando um filme finíssimo e resistente e contribui para o desmolde eficiente, esse produto proporciona melhor aparência final ao concreto, pois diminui a probabilidade de fissuras.

A aplicação pode ser feita por gotejamento, aspersão, imersão do bastão ou por material impregnado com o produto. É importante seguir as recomendações do fabricante sobre a manipulação do produto.

A ADN Bio produz desmoldante de base vegetal há mais de 8 anos, subdivididos em linhas específicas. Nossa empresa visa oferecer produtos de qualidade e ecologicamente corretos, de forma que tenha boa aderência à superfície do molde, que seja fácil de manusear, utilizar e limpar, que tenha boa relação entre custo e benefício e, principalmente, não ser tóxico à saúde humana e ao meio ambiente.

Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic