Desengraxante

O desengraxante é um produto de limpeza que contêm princípios ativos em sua composição, eficazes em dissolver e remover lodo, fuligem, sujeira, materiais insolúveis em água, como graxas, óleos, ceras, lubrificantes, resina entre outros, que podem estar depositados em peças.

O processo de desengraxe ocorre com a quebra das moléculas dos óleos pelos agentes inorgânicos e surfactantes, que são responsáveis pela limpeza. O desengraxante envolve as gotículas de sujidade formando micélios, potencializando a solubilização das moléculas de gordura na água, desprendendo o óleo da superfície e arrastando-as com a utilização de água corrente.

Um exemplo comum para utilização de desengraxante é a limpeza de motor de carro, sem ela, as sujidades acumuladas podem prejudicar a parte elétrica, danificar a bateria e ressecar as mangueiras de alimentação e transporte, afetando o desempenho do carro. Um desengraxante automotivo próprio pode ser usado como aliado na higienização dessas peças.

Há diversos tipos de desengraxantes, que variam sua função de acordo com a base utilizada para produção, como: desengraxantes alcalinos, ácidos, protetivos, neutros, eletrolíticos.

A escolha de qual desengraxante utilizar, deve levar em conta o tipo de sujidade presente na superfície, como será aplicado, a composição, se há compostos orgânicos voláteis prejudiciais à saúde, e se o produto é biodegradável, pois assim ele poderá ser descartado em segurança, sem ameaçar o meio ambiente.

Os desengraxantes biodegradáveis são desenvolvidos por indústrias que se preocupam com a segurança do trabalho, do trabalhador e do meio ambiente, visando também a eficiência e a economia do produto.

A ADN Bio produz desengraxantes de base vegetal e biodegradável, que são de fácil aplicação, com pequenas quantidades nas peças, esfregando e deixando agir por alguns minutos, ao realizar o enxague com água corrente, os compostos indesejados serão removidos.

Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic