Biodegradabilidade

O que é biodegradabilidade?


É um processo de decomposição biológica de substâncias de origem animal ou vegetal, realizado por fungos e bactérias, enquanto estão em seu ambiente natural. Estes microrganismos utilizam as substâncias químicas geradas neste processo para

formar aminoácidos e novos organismos. Ao final desta decomposição obtém-se substâncias mais simples, como água, biomassa, gás carbônico, entre outros.

A biodegradabilidade é essencial para o funcionamento da vida terrestre, pois ela permite o retorno dos nutrientes para as plantas, tornando os solos férteis e regulando populações de microrganismos.


Quanto tempo demora a biodegradação e quais fatores interferem neste processo?


Mede-se a biodegradabilidade de um objeto pelo tempo em que ele dura em sua forma atual. O tempo de biodegradação varia de acordo com a composição do material e com os fatores que ele tem contato, como:oxigênio, água, luz solar, umidade e temperatura.

Quanto maior o tempo de biodegradação, mais preocupante é a situação, pois o lixo ficará acumulado em aterros sanitários, podendo acarretar em uma crise de espaço para armazenamento de resíduos. O processo de biodegradação pode ainda ser retardado nestes aterros, por não ter acesso suficiente a luz solar ou interação adequada com os microrganismos deteriorantes.


Quais mudanças aconteceram desde que a biodegradação teve sua importância esclarecida?


Muitos fabricantes passaram a se preocupar com a preservação ambiental, buscando melhorias na produção de seus produtos. Por exemplo, novas formulações de plástico foram desenvolvidas, diminuindo suas massas moleculares utilizando produtos provenientes da cana de açúcar, milho, trigo, favorecendo a biodegradação.

Outras empresas também substituíram embalagens plásticas que demorariam 150 anos para de degradar, por embalagens de papel, que demorando máximo 6 meses.


Produtos Biodegradáveis


A produção de biodegradáveis é uma solução para ajudar na preservação do meio ambiente. Empresas como a ADN Bio, com visão de sustentabilidade e pensamento verde, fabricam produtos biodegradáveis a fim de preservar o meio ambiente e conscientizar seus clientes, para impedir a propagação de resíduos.

Realizando testes, ficou comprovado que o desmoldante biodegradável produzido pela ADN Bio, se biodegrada em 28 dias. Desta forma, o material quando se decompõe, não prejudica ao solo e a água, diminuindo o impacto das ações do homem sobre o meio ambiente.

Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic