ADN Bio ganha Prêmio de Conservação e Reuso de Água – Fiesp 2020/2021

A ADN Bio é uma empresa especializada em logística reversa e na geração de produtos biodegradáveis, ecologicamente corretos, que atua em proteção ao meio ambiente e aos recursos naturais.

Umas das matérias-primas utilizadas na produção dos produtos biodegradáveis feitos pela ADN Bio, é o óleo de cozinha pós-uso, que é altamente poluente se descartado indevidamente. Por exemplo, um litro de óleo pode contaminar 25 mil litros de água.

Esta troca realizada é a base do projeto “Água livre de Óleo”, que foi vencedor do 15º Prêmio de Conservação e Reuso de Água, na categoria empresa micro/pequeno porte. Com o envolvimento das escolas foi possível implementar educação ambiental aos alunos, capacitar os professores e oferecer uma solução de coleta do óleo residencial. Como uma reação em cadeia, as crianças aprendem a importância da preservação do nosso bem maior, que é a água, e assim ensinam seus familiares, amigos e vizinhos.



O Prêmio de Conservação e Reuso de Água, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), vem enfatizando, há 10 anos, a necessidade da conscientização das indústrias sobre as boas práticas de conservação e reuso de água em seus processos. A premiação teve como objetivo apresentar projetos e homenagear empresas que fazem o uso consciente da água, reduzindo o consumo e desperdício, visando os benefícios ambientais, econômicos e sociais.

Em março deste ano, ocorreu a cerimônia de premiação de forma virtual, transmitida pelo Youtube da Fiesp, onde os 29 projetos inscritos buscaram um plano eficiente de gestão de recurso e educação ambiental. Dentre as empresas participantes estavam a General Motors do Brasil, Pepsico do Brasil, Química Amparo – Ypê, Seara Alimentos, Metalúrgica Inca, Robert Bosch, que ganhou o prêmio na categoria médio/grande porte e a ADN Bio, vencedora na categoria micro/pequeno porte.

Durante a cerimônia, a representante da ADN Bio, Adriana Machado de Melo, apresentou o projeto “Água livre de Óleo” que tem por objetivo a conscientização, preservação e educação sobre a poluição da água.

Para o desenvolvimento do projeto, contou-se com a participação de 86 escolas de 17 cidades do interior de São Paulo, aproximadamente 30 mil alunos envolvidos. Em um ano, foram coletados 170 mil litros de óleo, impedindo a contaminação de 4,2 bilhões de litros de água.

Além de toda preservação gerada, ainda foi possível atender com o projeto 7 objetivos da Agenda 2030 da ONU, que são saúde e bem-estar, educação de qualidade, água potável e saneamento, consumo e produção sustentáveis, vida na água, energia limpa e acessível e cidades e comunidades sustentáveis.

O projeto “Água livre de Óleo” demonstrou que a união entre a comunidade e empresas em busca de processos produtivos sustentáveis, gera um grande impacto positivo ao meio ambiente, proporcionando a preservação do solo, atmosfera e principalmente da água.

Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic